terça-feira, abril 14, 2009

Salvando mais uma vida

Como ja falei pra voces. Aqui na Inglaterra o sistema de encontrar doador é muito mais simples do que no Brasil. Aqui é mais facil e tem muitooo mais gente na lista de doadores. No nosso pais apenas 0,5% da população faz parte do banco, uma vergonha. né?
Bom. Henry descobriu que tinha doador um mes apos ser diagnosticado, mas manteve essa informação em segredo porque muita gente se mobilizou na campanha para doação de medula e ele nao queria que essas pessoas perdessem o animo. O sistema de fazer parte da lista de doadores aqui na Inglterra tambem é diferente, enquanto no Brasil voce so precisar aparecer com sua cara linda no laboratorio e em 5 minutos fazer um exame, aqui o orgão que cuida disso, o Anthony Nolan Trust, marca uma sessao de doacao. Geralmente ela dura algumas horas. Henry conseguiu marcar 3 sessoes, cada uma em uma cidade diferente, Londres, Cheltenham e Gloucester. Com toda a campanha boca a boca, planfletos e muito jornal e radio ele conseguiu bater o recorde de pessoas que entraram no banco de medula. Alem disso, em duas das cidades muita gente nao conseguiu fazer teste porque o pessoal nao esperaca tanta gente, entao nao tinha material suficiente para fazer a coleta.
O resumo da opera é que James, o melhor amigo de Henry e nosso flatmate (divide apartamento com a gente), foi contactado poucas semanas depois pelo orgao responsavel pela doacao de medula e o informou que a medula dele era compativel com a de alguem que estava na fila do transplante e perguntou se James queria fazer a doação para ela. A resposta imediata dele foi sim, depois de muitos exames e ver que ele estava apto para ser um doador teve muito chororo aqui nessa casa. James conhece o dia a dia de Henry, a doença e as dificuldades, saber que ele iria salvar a vida de alguem que esta passando pelo mesmo problema de Henry é uma felicidade e satisfação indescritivel pra ele. Henry tambem ficou muito feliz em saber que por causa da doença dele, ele salvou outra vida.
Eu estava aqui no dia da doação e me divide entre dois hospitais, de manha fui visitar James e a tarde passei com Henry. Claro que tinha que tirar foto desse momento historico pra gente. James nao conseguia tirar o sorriso do rosto e muito menos eu.
Quando eu estava la com James a funcionaria do Anthony Nolan que vai acompanhar ele nos proximos meses veio visita-lo. Perguntou ha quanto tempo ele fazia parte da lista? 2 anos? Quando ele disse apenas poucas semanas ela nao pode acreditar. Disse que nunca tinha visto nada tao rapido na vida dela. Que geralmente as pessas ficam na lista por pelo menos 6 meses, ate ser "solicitada". Ela também perguntou o porque que ele se inscreveu, ele disse que o melhor amigo dele e flatmate tem leucemia e que ele é meu noivo. Ela fez mil perguntas de Henry, ficou feliz em saber que a medula ta la, no lugazinho dela, funcionando e feliz pela ligação james/Henry.
JA falei demais aqui por hoje. So queria dizer que mais alguem nesse mundo salvou uma vida apenas fazendo um examezinho de sangue que nao dura mais do 5 minutos ai em Recife. Nos brasileiros temos muito mais dificuldade de encontrar um doador por causa da nossa mistura de raça, pela pobreza da nossa lista e por pura desorganização governamental. Mas se cada um fizer a sua parte, com certeza vai estar tentando salvar a vida de alguem.

Pra quem esqueceu o endereço do laboratotio, ai vai de novo.

HLA DIAGNÓSTICO LTDA.

R. GONÇALVES MAIA, 113 – SOLEDADE
(ao lado do consulado americano).

TEL. 3421-3387 E 3423-5156


Olha o sorrisao. Foi o tempo todo assim. Depois da doação ele pegou um metro e foi visitar Henry, nao tem que ficar internado, nao tem pos operatorio. Simples, simples.


Olha ai o sorriso do doador. Ele esta numa maquina tipo da hemodialise, mas ao inves de filtrar o sangue, essa ai tira a medula dele e coloca em um desses saquinhos que estao colocados ai em cima da maquina


Se nao me engano, esse marronzinho da esquerda é a medula.


Existem dois tipos de processos para doação de medula. Um é operatorio e um pouco mais intrusivo e esse ai é o mais simples. Uma agulha em cada braço, quatro horas nessa maquina e pronto. Voce esta tentando salvar a vida de alguem.

7 Comments:

Blogger Mago said...

Ufa!!
Meu nome tá lá na lista já tem um tempinho.
E o exame realmente é muito tranquilo.
Nem visse como é o esquema pra vincular esse teste quando com a doação de sangue, né?
Amo-te!!
Beijão.

11:04 PM  
Anonymous Clara Franco said...

Oi marcela,
Nossa que notícia boa!
Na vida nada acontece por acaso e o bem sempre se realiza na hora certa. Basta confiar em Deus.
Bem, to vendo que você e Henry estao bem...fico feliz!!!
Mandei um e-mail para você quando voce tiver um tempinho me responde tah!
Beijão
Clara Franco

12:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

Amore... feliz demais com esse post... mando good vibes para Henry e para essa pessoa que vai receber a doação do amigo de Henry!!
Ei, estou indo para as bandas daí... próximo dia 24, mas precisamente Paris... tu não pode ir por lá não...
Beijão e saudades!!!

Dida

3:00 AM  
Blogger A. said...

QUE NOTICIA MARAVILHOSA!!!!

Aqui no Brasil eh o primeiro caso, cirurgico, mas mesmo assim, quem doa, não corre risco algum. Eu sou doadora desde 2004, e até agora nada. MORRO de vontade de ser chamada...não podemos esquecer de sempre manter nosso cadastro como endereço e telefone atualizado, para que possamos ser localizados com facilidade caso haja alguém compatível.

beijão
saudades

3:16 AM  
Blogger A. said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:16 AM  
Blogger d meira said...

que alegria, mulher!
também já estou lá no banco.

fico feliz que em algum lugar nesse mundo as coisas sejam mais simples, como são por aí.

um beijão pra tu e pra todos.
d.

3:50 PM  
Blogger GK. said...

Maga, teu blog está lindo, cheio de amor e de lições e vida.

Obrigada pelas belas notícias, acompanhar essa tua luta, faz bem ao coração.

3:21 AM  

Postar um comentário

<< Home